Conheça as diferenças entre a usinagem tradicional e o iMachining da SolidCAM

Já são mais de 35 anos de existência: a SolidCAM é líder em CAM integrado e possui a interação perfeita com o SOLIDWORKS. Além disso, atualmente, a marca é o CAM mais usado na Alemanha.
Com o objetivo de cobrir com excelência a América Latina com o SolidCAM, a CADWorks é revenda autorizada para o estado de São Paulo, preenchendo, assim, o território mais importante do país e que possui o maior PIB industrial.
Além da perfeita integração com o SOLIDWORKS, o SolidCAM elimina os desafios de importação/exportação, reconhece as modificações do projeto automaticamente e trabalha em modo de montagem para mostrar graficamente fixações, dispositivos e possíveis defeitos nas simulações.

Tecnologia avançada iMachining


Outro ponto importante do SolidCAM é o iMachining, tecnologia de fresamento que permite otimizar o processo de desbaste. É o único que possui um Assistente de Tecnologia, que fornece condições de corte ideais e caminhos de ferramentas, permitindo economizar em até 70% o tempo de usinagem e aumentar a vida útil da ferramenta e da máquina CNC.
O iMachining ™ foi projetado para produzir programas CNC rápidos e seguros para usinar peças mecânicas com desempenho de primeira parte. Esta tecnologia é significativamente mais rápida do que a usinagem tradicional e não traz o risco de quebrar as ferramentas ou sujeitar a máquina a desgaste excessivo, ao mesmo tempo em que maximiza a vida útil da ferramenta.
Para atingir esses objetivos, a tecnologia iMachining usa algoritmos avançados e patenteados para gerar caminhos de ferramenta tangentes suaves, combinados com condições correspondentes, que juntos mantêm a carga mecânica e térmica na ferramenta constante, enquanto corta lascas finas em altas velocidades de corte e mais profundas do que o padrão cortes (até 4 vezes o diâmetro).

Usinagem tradicional x iMachining


Para mostrar essa diferença entre a usinagem tradicional e o iMachining, trouxemos um vídeo que compara o fresamento de uma cavidade com o caminho da ferramenta 2.5D tradicional x o caminho da ferramenta iMachining.
A usinagem no processo tradicional é mostrada à direita com simulação no software em cima e corte ao vivo na parte inferior.
Esse caminho de ferramenta tradicional possui um movimento padrão com mudanças acentuadas nos cantos e o usuário define manualmente os parâmetros de corte.
O avanço e a rotação são fixos ao longo de toda operação e utilizam apenas a ponta da ferramenta, resultando em um processo ineficiente com maior desgaste de ferramenta e tempo de usinagem.
O iMachining, mostrado à esquerda, usa um padrão totalmente diferente para o caminho da ferramenta e não deixa que sejam formados cantos agudos em qualquer área da operação, uma vez que permite o controle total sobre ângulo de contato da ferramenta.
O iMachining é o único que possui um assistente que calcula automaticamente os parâmetros de corte, variando o avanço ao longo de toda geometria para manter carga constante e espessura de cavaco, além de utilizar toda a altura de corte da ferramenta, que resulta em maior vida útil operacional.

Veja o vídeo e compare os tempos de usinagem abaixo:


• Tempo iMachining: 2 minutos e 51 segundos;
• Tempo Tradicional: 11 minutos e 16 segundos.
[embed]https://www.youtube.com/watch?v=V6v64Fn41eU[/embed]

Case de sucesso com o iMachining


Um dos exemplos de resultados com o iMachining é o da Metalúrgica Imac, que teve uma redução de 250% no custo mensal de uma ferramenta ao usar as soluções da SolidCAM. Com o auxílio da ferramenta iMachining, a empresa obteve ganhos muito significativos com a redução de tempo de usinagem e aumento de vida útil de ferramentas de corte.
 
agendador-de-tarefas