Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Conheça os tipos de tabelas do SOLIDWORKS – Parte 1

Conheça os tipos de tabelas do SOLIDWORKS – Parte 1

26/06/2019 0 comentários

Uma das funcionalidades do SOLIDWORKS são os diversos tipos de tabelas disponíveis no software, que têm como objetivo auxiliar na documentação do projeto, deixando-o com um ar mais técnico e ajudando a parametrizá-lo.

Por isso, a CADWorks preparou um conteúdo exclusivo dividido em duas partes para que você conheça algumas das tabelas dentro do SOLIDWORKS. Nesta semana, explicaremos as funcionalidades das Tabelas Gerais, de Furos e sobre as Lista de Materiais:

Tabelas Gerais

Com essa opção, o usuário pode criar Tabelas Gerais para utilização em desenhos, com um funcionamento semelhante ao de outras tabelas do SOLIDWORKS, como:
– Dividir;
– Mesclar;
– Classificar;
– Equações.

Uma Tabela Geral é criada basicamente da mesma forma que em outros softwares. Quando necessário, é bem comum utilizá-las para digitar os dados nas células ao invés de gerá-los automaticamente, requerendo a entrada de dados pelo usuário nas mesmas.

Tabelas de Furos

As Tabelas de Furos podem ser usadas para gerar automaticamente as informações dos furos em formato tabular. Além disso, é possível criar colunas para as informações do modelo como, por exemplo, o tamanho.

Dentro dos documentos de desenho, as Tabelas de Furos medem as posições dos itens selecionados de uma origem de referência especificada. Depois, o software identifica cada furo com um rótulo que corresponde a uma linha da tabela.

Até mesmo furos que não possuem formatos cilíndricos (retângulos e ranhuras) são reconhecidos. A tabela lista as posições pelas entidades e pelo centro geométrico, porém, neste caso, é preciso definir o tamanho.

Outro ponto importante é que os furos que interceptam outras faces não são incluídos na Tabela de Furos, isto porque a geometria é interrompida pelo outro recurso, formando um furo incompleto. Por exemplo:

TABELAS-solidworks

Observações específicas:

– Os rótulos em ordem alfabética ou numérica;
– As células com rótulos iguais a serem combinados;
– As células dos furos de mesmo tamanho a serem combinadas;
– A letra e o número de tamanhos de broca ANSI polegada são exibidos;
– A precisão dos locais dos furos;
– Exibição de dimensões duplas.

Listas de Materiais

Na Lista de Materiais é possível criar uma lista onde serão incluídos todos os materiais utilizados no seu projeto, desenho ou montagem.

Dentro de um desenho, a tabela pode ser inserida de duas formas diferentes: com base na tabela do SOLIDWORKS ou com base no Excel. Mas fique atento! Você não conseguirá incluir as duas ao mesmo tempo, por isso, escolha a que mais te atende e mãos à obra.

As Listas de Materiais são baseadas nas tabelas do SOLIDWORKS e incluem:

– Templates;
– Âncoras;
– Quantidades para configurações;
– Opção para manter ou não os itens que foram excluídos da montagem;
– Exibição de quantidades zero;
– Exclusão de componentes da montagem;
– Opção de seguir a ordem da montagem;
– Controle de números de itens.

Na Lista de Materiais também é possível abrir peças de montagens a partir da tabela. Para isso, basta apenas clicar com o botão direito do mouse na linha desejada e selecionar a opção ABRIR MODELO. Também é possível especificar um número do item inicial e, depois, definir o valor do incremento pelo qual os números serão aumentados.

Outra facilidade é que o texto pode ser alterado em qualquer célula ao clicar duas vezes e editar na tela. Porém, quando editados, os dados gerados pelo SOLIDWORKS (número do item, quantidade, etc.), o vínculo entre os dados e a Lista de Materiais serão rompidos.

Contudo, o SOLIDWORKS avisará quando a edição de uma célula for romper os vínculos da sua lista e, caso isso ocorra, eles serão restaurados ao excluir os conteúdos da célula.

Gostou do conteúdo? Então não perca a próxima publicação do nosso blog com a parte dois sobre as tabelas do SOLIDWORKS.

 

atalho-tecla-s--rodape

 

 

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais