Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Você conhece os solvers no SOLIDWORKS Simulation?

Você conhece os solvers no SOLIDWORKS Simulation?

19/03/2019 0 comentários

Preparar e executar uma análise de elementos finitos nem sempre é uma tarefa simples. Constantemente me deparo com análises complexas de clientes que estão com dificuldades para a definição das condições de contorno e principalmente erros na execução da análise.

Sabemos que o SOLIDWORKS Simulation é um dos softwares mais interativos para tais tarefas. Sua interface auxilia e muito os analistas nas tomadas de decisões. Mas o que fazer quando estou com dificuldades na execução das análises?

Como instrutor, não posso deixar de recomendar sempre um bom treinamento. Hoje em dia temos muitos materiais disponíveis em diversos meios, MySOLIDWORKS , YouTube, Blogs, entre outros. De fato, trabalhar com um software CAD é muito mais simples do que gerar uma análise CAE. Conhecimentos de resistência dos materiais e principalmente entender as forças atuantes no projeto em questão, são extremamente importantes.

Mas voltando ao tema principal do nosso post. Você conhece os solvers do SOLIDWORKS Simulation?

O SOLIDWORKS Simulation 2019 possui 5 tipos de solvers disponíveis:

– Direct Sparse;
– FFEPlus;
– Large Problem Direct Sparce;
– Intel Direct Sparse;
– Intel Network Sparse.

Mas e como escolher o solver ideal?

De modo geral, todos os solvers dão resultados equivalentes se houver suporte para as opções de solver necessárias. Embora todos os solvers sejam eficientes para pequenos problemas (25000 graus de liberdade ou menos), há uma grande diferença de desempenho (velocidade e uso de memória) na resolução de problemas maiores.

Se for necessária mais memória do que a disponível no computador, o solver usará o espaço livre do disco rígido para armazenar e recuperar dados temporários. O mais legal e faz com que a interatividade do SOLIDWORKS Simulation seja otimizada, é que quando isso ocorrer, será exibida de imediato uma mensagem informando que a solução está saindo do núcleo e alertando o usuário para que mude para o solver Large Problem Direct Sparce.

Quer saber mais sobre cada um dos solvers descritos acima? Conheça o Treinamento SOLIDWORKS Simulation e confira todas as possíveis aplicações de cada um dos solvers mencionados aqui.

Um grande abraço!
Leonardo Ferreira

 

 

desktop-ou-workstation

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais