Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Simulação de projeto: o que é e quais os seus benefícios.

Simulação de projeto: o que é e quais os seus benefícios.

10/01/2018 0 comentários

Certamente você já ouviu falar sobre Simulação. Esse processo, podemos definir como um experimento que utiliza um modelo onde o qual imita certos aspectos da realidade, com o objetivo de verificar o comportamento de uma pessoa, de um objeto ou de um sistema em certos cenários, que embora não seja real, é o mais semelhante possível.

A simulação permite a correção de falhas ou identificação de erros antes mesmo que a experiência possa se realizar de fato.

Simulação de projeto

Pensando em Simulação de Produto/projeto, você que é engenheiro ou desenvolvedor – iniciante ou não – com certeza já teve dúvida ou curiosidade de saber como um produto pode suportar níveis elevados de temperatura, cargas muito pesadas, velocidades extremas, etc. E a resposta está justamente na simulação. É através deste processo que produtos ou peças são submetidos a testes.

Antigamente, para realizar a análise de uma peça e determinar quais eram os seus níveis de tolerância em determinados cenários, utilizávamos dados analíticos, ou seja, todos os cálculos necessários eram realizados a mão.

Felizmente, hoje com os avanços tecnológicos já é possível ter o auxílio de softwares especializados que realizam a análise de elementos finitos, ou seja, dimensionamentos de parafusos, eixos e pinos, que antes eram realizados a mão, agora podem ser realizados com facilidade através de softwares. É claro que, ter o conhecimento de como realizar esses cálculos são de extrema importância para todo engenheiro, porém com ferramentas específicas, é possível ter análises muito mais precisas.

Quais são os benefícios de uma simulação

São vários os benefícios de se realizar uma simulação antes que o seu projeto vá para a fase de desenvolvimento, são eles:

  • Diminuição do número de protótipos físicos;
  • Otimizar os custos de produção;
  • Eliminar atrasos na prototipagem;
  • Facilidade para inovação;
  • Produto final de alta qualidade.

Ou seja, com os testes de simulação em um ambiente virtual e totalmente controlado, é possível que ao final do projeto a sua empresa economize tempo e dinheiro, além disso, é possível ter um produto de alta qualidade.

Como realizar uma Simulação

Agora que você já compreende os benefícios da Simulação e capacidade de realizar testes virtuais no produto para saber mais sobre o seu desempenho no mundo real antes de construí-lo, deve estar se perguntando: Como eu posso realizar a Simulação do meu projeto de forma segura e obter dados confiáveis?

Confira o vídeo que separamos para você com a solução.

Para saber mais sobre simulação não deixe de acompanhar o nosso Blog e Redes Sociais!

Até a próxima!

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais