Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Redução de protótipo: poupe tempo e custo no seu projeto

Redução de protótipo: poupe tempo e custo no seu projeto

21/03/2018 0 comentários

Se você trabalha com injeção de plásticos não deixe de ler este post!

Sabemos que o processo de injeção de plásticos é bastante complexo e recheado de variáveis que podem causar muita “dor de cabeça” aos responsáveis.

Agora, imagine desenvolver um produto que na questão de design está perfeito, mas que no momento de fabricá-lo você se depara com dificuldades de injeção? Um dos problemas mais comuns no processo de injeção de plásticos é o preenchimento da peça. É nesse momento que entra a importância de realizar try-outs antes de aprovar determinado produto. Trabalhei um determinado período com o processo de injeção de plásticos e posso sim dizer que é fantástico. Presenciar a transformação de pequenos grânulos em peças da mais alta complexidade e com diversas aplicações nos faz refletir sobre a importância desse processo.

Com um mercado cada vez mais competitivo, a inovação é um ponto principal e deve ser uma das prioridades para o desenvolvimento de produtos. Com isso vem a redução dos custos e do tempo de lançamento do produto no mercado, bem como aumento da qualidade do produto final. Em tempos de crise, as empresas buscam cortar tudo que não for absolutamente essencial e os protótipos certamente entram nessa lista. Imaginem ficar criando protótipos para cada produto? Ou pior ainda, um protótipo para cada versão ou revisão do projeto? O custo disso é elevadíssimo. O tempo para concepção dos mesmos também será alto.

Protótipos sempre irão existir e devem existir. São de fato importantíssimos no desenvolvimento do produto. Um exemplo é a indústria automobilística. Sabemos que existem os testes nos veículos denominados “Crash Test”, mas imaginem se fosse utilizado um carro para o teste sem sucesso, realizadas modificações e utilizado outro carro, não teria lógica não é mesmo? Quantos carros seriam destruídos nessa “brincadeira”? É pensando nisso que existem os softwares de simulação. Com eles é possível realizar análises virtuais e validar o projeto antes mesmo de gerar o protótipo. Lembrando que o protótipo poderá existir, mas em uma quantidade bem menor. A ideia é acertar de primeira!!! Para você que trabalha com injeção de plásticos, podemos citar o SOLIDWORKS Plastics que facilita a prevenção de defeitos de fabricação durante as etapas iniciais do projeto, eliminando retrabalhos dispendiosos.

Caso necessite de análises estáticas e/ou dinâmicas conheça um pouco mais sobre o SOLIDWORKS Simulation e para análises de fluídos, o SOLIDWORKS Flow.

Abaixo estou deixando o link desses produtos para que você esteja a par de todas as vantagens que sua empresa pode obter com a utilização desses softwares. Se seu processo está estável, pense que poderia estar cada vez mais rentável. Não fique parado no tempo, as empresas estão buscando cada vez mais a inovação e você deve ficar atento.

Para saber mais entre em contato com nossa equipe de consultores. Estamos totalmente empenhados em aprimorar o sucesso da sua empresa.

botao-fale-conosco

Abraço,
Leonardo Ferreira

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais