Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Quebrando as barreiras da simulação para todos

Quebrando as barreiras da simulação para todos

02/03/2021 0 comentários

A simulação pode ser um diferencial importante para empresas que desenvolvem produtos inovadores. Infelizmente, muitos produtos de software de análise de elemento finito (FEA) são muito difíceis de usar, a menos que você seja um especialista altamente treinado. Além disso, as limitações de funcionalidade e poder de computação também impediram a adoção da FEA nos principais departamentos de design e engenharia.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 1

Uma pesquisa feita pela Tech Clarity (veja o gráfico acima) demonstrou que as empresas de melhor desempenho atribuem importância quase igual à qualidade, confiabilidade e desempenho do produto.

É fácil ver porque.

A simulação pode impactar diretamente a qualidade do produto, pois você pode identificar e evitar possíveis falhas no início do processo de design. A confiabilidade é aprimorada, pois você pode ter certeza de que seu produto se comportará conforme projetado antes de se comprometer com os testes físicos e a produção. E o desempenho do produto pode ser testado digitalmente para que você possa maximizar a resistência e a rigidez de seus projetos, minimizando o peso e o material usado em seu produto.

O objetivo do SOLIDWORKS ® é fornecer um portfólio de simulação escalonável que seja acessível a todos, incluindo alunos, designers, engenheiros e especialistas FEA de alto nível. A plataforma abre caminho com o portfólio de produtos de simulação 3D EXPERIENCE® Works .

Design baseado em simulação

A simulação elimina muitas das conjecturas do design; ele fornece respostas de design baseadas em dados que fornecem orientação confiável, começando no início do processo de desenvolvimento do produto. A simulação irá efetivamente descobrir e resolver várias questões sobre o design do seu produto, mesmo antes que os protótipos físicos e os testes ocorram, incluindo:

– Será que vai dar certo?

– Pode ser montado?

– E se cair?

– É forte o suficiente?

– Isso vai durar?

– Vai superaquecer?

– Pode ser fabricado?

E assim por diante…

Vamos dar uma olhada em como a simulação pode ajudar a responder algumas dessas questões.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 2

Montagem do drone em 3D EXPERIENCE mostrando os resultados de tensão de von Mises com deformações, destacando o evento de encaixe instantâneo da submontagem da tampa (em azul).

Será que vai dar certo?

Como neste exemplo de drone, o encaixe instantâneo entre duas partes de plástico diferentes é muito importante para que um produto funcione corretamente. Um projetista precisa saber a força necessária para encaixar e desencaixar corretamente dois componentes.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 3

A tensão de Von Mises resulta com deformação em 3D EXPERIENCE mostrando o evento de encaixe rápido da tampa do drone.

Em termos de física, um evento de ajuste instantâneo é bastante complexo. É um problema não linear típico, pois envolve grande deslocamento e interações de contato deslizante.

Aproveitando a tecnologia Abaqus na plataforma 3D EXPERIENCE, é muito fácil resolver esse tipo de problema. O contato geral cuida da configuração automaticamente e o algoritmo é muito robusto durante a resolução.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 4

E se cair?

Deixar cair um dispositivo é muito comum; entretanto, um teste físico de queda é muito caro e demorado. O teste de queda e o impacto são eventos rápidos (menos de 1 segundo) e são muito difíceis de simular com a maioria dos pacotes de software, pois é uma dinâmica altamente não linear com muitos contatos.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 5

Resultados de tensão de Von Mises com deformação de um teste de queda de câmera no solo.

Com a tecnologia Abaqus Explicit na plataforma, você pode obter respostas precisas rapidamente para que possa prever onde haverá falha, dependendo do evento de impacto.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 6

É forte o suficiente?

Na indústria de alta tecnologia, a dobra em 3 pontos é um teste padrão. Também é demorado e caro. Além disso, em um teste físico, você obtém uma visão limitada dos resultados com o número de sensores instalados no protótipo. Com a simulação, você obtém muito mais informações sobre todo o seu produto.

Quebrando as barreiras da simulação para todos 7

A tensão de Von Mises resulta da deformação de um teste de flexão de 3 pontos da estrutura de um alto-falante.

Este teste de flexão de 3 pontos também é altamente não linear devido aos contatos deslizantes, grande deformação e plasticidade do material. A tecnologia Abaqus tem se mostrado a melhor do setor para resolver esses tipos de problemas não lineares.

Saber mais

Esta é apenas uma pequena amostra do que as ferramentas de simulação na plataforma 3D EXPERIENCE podem fazer por você. Se você gostaria de ver a apresentação completa sobre este tema dada no 3D EXPERIENCE World 2021, clique aqui  (é necessário fazer login).

A simulação descobre problemas em potencial no início do processo, portanto, sua resolução é mais econômica. A plataforma fornece a infraestrutura de tecnologia para gerenciar pessoas, dados e documentos entre toda a sua equipe, incluindo parceiros, clientes, fornecedores e fabricantes.

Além disso, você pode gerenciar e compartilhar dados CAD com segurança e acessá-los de qualquer local com conexão à Internet.

Se você tiver alguma dúvida sobre a plataforma 3D EXPERIENCE, entre em contato conosco!

Fique alerta para a parte 2 deste artigo do blog, onde abordaremos as perguntas restantes feitas neste blog: Ele pode ser montado? Isso vai durar? Vai superaquecer? Pode ser fabricado?

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais