Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Projeto elétrico e mecânico: você precisa dar atenção a este assunto!

Projeto elétrico e mecânico: você precisa dar atenção a este assunto!

15/08/2018 0 comentários

Em um projeto de máquinas e equipamentos, existe um grupo responsável pelo projeto elétrico e outro grupo responsável pelo desenvolvimento do projeto mecânico, caracterizado pelos desenhos em 3D de todos os componentes que fazem parte do equipamento.

Sabendo disso, é muito comum hoje em dia que essas duas frentes caminhem sem nenhum tipo de comunicação entre elas, o que acarreta em problemas que podem atrasar a entrega do projeto.

Quando falamos de projeto elétrico e mecânico, você se identifica com algumas das questões abaixo? Separamos os questionamentos mais comuns para esse assunto:

 

  • Como o projetista elétrico sabe o comprimento do fio ideal para fazer uma ligação?

    Bom, o projetista elétrico possui suas responsabilidades e sabe bem representar através de esquemas elétricos ligações entre dois ou mais componentes. O que dificilmente ele vai conseguir é obter o comprimento do fio necessário para fazer essa ligação. Esses fios serão comprados e imagina o quanto não se perde fazendo apenas uma estimativa baseada no know-how adquirido ao longo do tempo. Isso quando se tem o know-how.

  • O projetista mecânico conhece o tamanho físico dos componentes elétricos?

    Uma questão séria! Imagine que os componentes vão ser instalados em algum local, seja em sua maioria em um painel elétrico, mas também em vários pontos da máquina.Isso quer dizer que se o projetista mecânico não levar em conta o tamanho desses componentes, com toda certeza do mundo terá um retrabalho lá na frente até que a instalação elétrica seja adequada nos componentes mecânicos. Mais atrasos e mais custos para o projeto!

Esse tipo de problema acontece com muitas empresas que não sabem que existem soluções em tecnologia específicas para integração entre as duas frentes de projeto.

Com o SOLIDWORKS Electrical 3D é possível integrar o projeto elétrico no projeto mecânico e ter o SOLIDWORKS CAD 3D como um software que possibilita que projetistas e engenheiros identifique todos os problemas e incompatibilidades entre a parte elétrica e mecânica do projeto.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos analistas.

Até a próxima,
Renan Chavasco – Técnico de Aplicações

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais