Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
A importância dos elementos de máquinas no dia-a-dia de um projetista

A importância dos elementos de máquinas no dia-a-dia de um projetista

28/03/2018 0 comentários

Se você é um projetista ou um profissional da área mecânica, certamente já ouviu falar nos elementos de máquinas, não é mesmo?

A importância de obter um conhecimento nesses elementos é tão grande que existem disciplinas específicas sobre esse assunto nas faculdades de Engenharia espalhadas pelo país. Mas o que seriam esses elementos de máquinas? Bom, vamos então fazer um breve resumo para falarmos a mesma língua.

Elementos de máquinas correspondem aos diversos componentes mecânicos utilizados em máquinas e equipamentos, e de acordo com suas funções ou aplicações, são divididos em elementos de fixação, apoio, transmissão, acoplamentos, vedação, etc.

Fica aqui uma dica para você, que gostaria de mergulhar nessa área. Existem diversos conteúdos na internet e também muitos livros sobre o assunto. Mas meu objetivo nesse post é mostrar a importância de realizar análises nesses elementos.

Apenas para lembrança e aproveitando o gancho, o SOLIDWORKS possui nas versões Professional e Premium, o ToolBox, uma biblioteca de elementos normalizados, onde basta selecionar a norma, o tipo de peça que deseja inserir e arrastar para dentro da sua montagem. O ToolBox tem suporte para diversos padrões internacionais, tais como: ANSI, ISO, DIN, GB, JIS, entre outros. Também contém os seguintes componentes: Rolamentos, Cames, Engrenagens, Parafusos, Porcas, Arruelas, Anéis de retenção, Pinos, etc.

O interessante é que quando trabalhamos com esses elementos, a produtividade da sua engenharia melhora e muito. Por exemplo, quando formos realizar uma análise em um parafuso, o SOLIDWORKS Simulation já possui ferramentas próprias que reconhecerão esse elemento e fará com que os resultados sejam ainda mais precisos. Basta inserirmos o material do parafuso, definir o pré-carregamento, que o Simulation calculará os resultados.

Em resumo, podemos dizer que utilizando as ferramentas que o SOLIDWORKS dispõe, certamente a produtividade da sua engenharia e a precisão dos projetos serão extremamente otimizados. Não perca tempo! Conheça um pouco mais sobre como podemos auxiliá-lo em reduzir custos e tempo. O SOLIDWORKS e o SOLIDWORKS Simulation em conjunto são ferramentas primordiais para sua empresa. Fale já com um de nossos consultores!

Um grande abraço.
Leonardo Ferreira

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais