Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Controle de documentos (ISO 9001): Como podemos ajudar?

Controle de documentos (ISO 9001): Como podemos ajudar?

17/01/2018 0 comentários

Toda empresa que fabrica algum produto ou fornece algum tipo de serviço, busca a excelência o tempo todo através de organização interna, padronização de processos e redução de custos sob os processos adotados.

Existem algumas normas que podem orientar o cliente de que forma fazer essa estruturação interna. A que logo nos vem em mente é a ISO 9001, um conjunto de regras baseado em Gestão de Qualidade que pode ser aplicado nos processos de uma empresa independente do seu ramo de atuação.

iso9001

Trazendo o assunto um pouco mais para a nossa realidade, projetistas e engenheiros, sabemos o quanto isso é importante e as diversas oportunidades que temos de atender alguns pontos dessa norma, afinal basta olharmos para a quantidade de arquivos eletrônicos que geramos todos os dias, de diversos tipos e para diversas finalidades.

Caso você não tenha uma dessas planilhas mágicas que todos os membros da equipe fielmente a atualizam todos os dias, sem erros (difícil, hein?), você deve estar contradizendo um dos pilares da ISO 9001, que é o Controle de Documentos. Resumidamente ela diz que precisamos ter um processo para aprovação de documentos, controle das revisões e garantir sempre a utilização da versão mais atualizada.

O SOLIDWORKS PDM é um software que pode nos ajudar nessa questão, afinal, estamos falando de competências e recursos que são nativos do aplicativo e posso listar o funcionamento de alguns deles:

  • Fluxo de aprovação

O fluxo de aprovação é totalmente personalizado e permite que os arquivos transitem de um estado para o outro, facilitando a identificação de que fase do projeto esses arquivos se encontram. Ah, lembrando que com o SOLIDWORKS PDM é possível gerenciar não só arquivos originados no SOLIDWORKS mas também planilhas de custos, planejamento, enfim, todos os arquivos que estiverem envolvidos em um determinado projeto.

fluxo-de-aprovacao-solidworks-pdm

  • Controle de Revisão

Aliado ao fluxo de aprovação, o SOLIDWORKS PDM tem a capacidade de contar todas as revisões que os arquivos passaram, registrando todas as alterações que foram feitas entre uma revisão e outra, qual usuário fez essas alterações, quem aprovou, em qual data que aprovou, enfim, todas as informações que são úteis para rastreabilidade do arquivo. Se você quiser conferir o arquivo fisicamente de cada revisão não tem problema, o SOLIDWORKS PDM armazena todas as versões, por padrão.

controle-de-revisao-solidworks-pdm

  • Tarefas

O SOLIDWORKS PDM permite a configuração de algumas tarefas para que elas sejam executadas automaticamente. Vamos exemplificar… Sabe aquela pasta do servidor dedicado exclusivamente para que a Produção possa acessar os PDF’s dos desenhos que serão utilizados para fabricação de uma determinada peça? Imagine que se esse mesmo desenho sofrer uma nova revisão, um novo PDF irá substituir automaticamente a versão que eles estão utilizando, tudo de forma automática e o mais importante: chegando notificações por e-mail para as pessoas responsáveis informando que há uma nova versão disponível! Pois é, esse cenário é um dos exemplos que podemos ter com as tarefas automáticas do SOLIDWORKS PDM.

tarefas-solidworks-pdm

Resumindo, esse é um dos exemplos que eu posso citar onde o SOLIDWORKS PDM pode facilmente ajudar a empresa de vocês a estar totalmente em conformidade com um dos pilares da ISO 9001.

Além desses pontos, existem outras ferramentas que o SOLIDWORKS PDM pode oferecer e ajudar você a “organizar a casa” e deixar o valioso tempo do projetista para ele fazer o que ele sabe fazer de melhor: projetar.

Abraços,

Renan Chavasco – Técnico de Aplicações SOLIDWORKS

 

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais