Como usar o SOLIDWORKS de casa durante o COVID-19

Bom pessoal, como todos sabemos, por conta do COVID-19 muitas empresas estão adotando a política de home office, mas e os colaboradores que precisam utilizar algum software especifico para trabalharem, como por exemplo o próprio SOLIDWORKS?
Por isso nós da CADWorks montamos este pequeno informativo para mostrar algumas formas de seus colaboradores conseguirem trabalhar com o SOLIDWORKS em suas residências tranquilamente.

Licenças Standalone


Primeiramente iremos falar sobre as licenças Standalone (aquelas que são instaladas em uma única máquina), caso os colaboradores trabalhem com a utilização de Notebooks ou Workstations Fixas e não seja permitido leva-las para casa, uma possibilidade é realizar a desativação da licença na máquina de trabalho e depois a ativação da mesma em uma outra máquina em casa.
Para realizar este procedimento temos um passo a passo a seguir:
solidworsks-em-casa-covid19_11
1º realize a desativação da licença na máquina localizada na empresa.
solidworsks-em-casa-covid19_11
2º após realizar a desativação da licença, quando executar o software em casa pela primeira vez ele automaticamente irá perguntar se deseja ativar a licença, com isso só seguir os passos para ativá-la.
solidworsks-em-casa-covid19_11
Outra forma de realizar esta ativação é utilizando o licenciamento online que está disponível para o SOLIDWORKS na versão 2018 e posterior.
O Licenciamento online funciona da seguinte forma, você irá vincular a sua licença ao seu SOLIDWORKS ID, para isso siga os passos a seguir.
1º após desativar a licença da máquina você irá fazer o login no site https://my.solidworks.com/ utilizando o seu SOLIDWORKS ID.
solidworsks-em-casa-covid19_11 2º a partir da lista suspensa ao lado do seu nome e selecione Portal de Admin.
solidworsks-em-casa-covid19_11 3º dentro do Portal de Admin selecione a aba de produtos e dentro dela a licença que deseja atribuir para opção online.
solidworsks-em-casa-covid19_114º na janela detalhes do produto selecione a opção alterar para licenciamento on-line e atribua a licença a um membro.
solidworsks-em-casa-covid19_115º ao inicializar o SOLIDWORKS, você será recebido pelo sinal na página onde você pode usar seu ID SOLIDWORKS.
solidworsks-em-casa-covid19
Depois de fazer login, você está pronto para ir projetar!

Licenças Network


Agora iremos falar sobre as empresas que possuem uma licença network, no caso uma licença que é ativada em um servidor ou uma máquina que irá controlar a distribuição das licenças para as máquinas dos colaboradores.
Neste caso podemos utilizar a opção de empréstimo de licença onde o colaborador pega uma das licenças disponíveis vincula com a máquina dele por um período de no máximo 30 dias, e assim passa a utiliza-la como uma licença individual.
Para realizar esse procedimento temos um passo a passo a seguir.
1º acesse o programa SolidNetWork License Manager Client, na máquina do colaborador.
solidworsks-em-casa-covid19
Navegue até a aba de Empréstimo de Licenças.
solidworsks-em-casa-covid19
Selecione o período de empréstimo e a licença que deseja, por fim clique em “Pedir emprestada”.
solidworsks-em-casa-covid19_11
Lembrando que o número de máquinas que podem pedir o empréstimo de licença é o mesmo número de licenças que a empresa possui.
Outro método que podemos utilizar quando possuímos uma licença Network é através da criação de uma VPN, onde a mesma iria simular como se a máquina do colaborador estivesse utilizando a rede da empresa, assim podendo utilizar as licenças normalmente.
Para casos onde nenhuma licença pode ser disponibilizada por transferência ou desativação da máquina, a DS SOLIDWORKS poderá fornecer arquivos de licença autônomos de curto prazo (30 dias no máximo) para serem usados pelos clientes durante esses períodos de incerteza.
Caso seja necessário um arquivo independente, entre em contato conosco da CADWorks que iremos solicitar isto o mais rápido possível.
Até breve!