Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Como iniciar a modelagem de uma peça? Será que estou modelando o produto da melhor maneira possível?

Como iniciar a modelagem de uma peça? Será que estou modelando o produto da melhor maneira possível?

08/08/2017 0 comentários

Você já se deparou com algumas das perguntas abaixo antes de iniciar o processo de  modelagem de uma peça?

  • Como iniciar a modelagem?
  • Será que estou modelando o produto da melhor maneira possível?
  • E se eu utilizar esse ou aquele recurso, terei o mesmo resultado?
  • Existe outra forma de modelar essa peça?

Modelar uma peça pode ser uma tarefa árdua para alguns, mas existem sim métodos simples que auxiliam nesse processo. Eu particularmente sempre peço uma atenção especial aos alunos nas lições ou exercícios referentes à famosa e temida “Intenção de projeto”. Mas o que seria essa intenção de projeto? No treinamento Essencial SOLIDWORKS que ministramos aqui na CADWorks, logo na primeira lição explicamos o que significa o termo. Na apostila está a seguinte descrição: “Intenção de projeto é o seu plano no sentido de como o modelo deve se comportar quando é alterado. A maneira pela qual o modelo é criado regula como ele será alterado.” Resumindo, o que sempre passo para os alunos, a melhor intenção de projeto não é somente aquela em que o projetista conclui a modelagem de uma forma mais rápida, mas sim uma modelagem criada de maneira funcional, onde uma futura modificação se torna simples e fácil.

Sempre peço aos alunos que quando receberem um desenho 2D ou até mesmo quando precisam modelar algo já fabricado, pensem o tempo que for necessário para acertar de primeira. Qual plano vou utilizar? Com qual parte da peça inicio? Você pode “perder” alguns minutos para essa função, mas certamente ganhará horas nos processos posteriores, como detalhamento ou modificações.

Podem ter certeza, o planejamento da modelagem é a melhor solução que vocês poderão encontrar. Mas não se preocupe, caso você inicie um processo de modelagem de uma forma não ideal, o SOLIDWORKS possui ferramentas para agilizar o processo de modificações. Quantas vezes já iniciei uma modelagem e quando já estava concluindo a mesma vi que poderia ter utilizado uma intenção de projeto diferente. Use essas situações como experiência. Não existe uma metodologia para ensinar a intenção de projeto, o que posso passar como dica é: utilize sempre as relações de esboço e deixe seu esboço totalmente definido, crie equações/variáveis globais, adicione todas as dimensões necessárias para futuras modificações ou fabricação.

Sabemos que uma das maiores vantagens do SOLIDWORKS é a facilidade de uso. Já ministrei o treinamento Essencial para alunos que trabalham com o SOLIDWORKS por mais de 10 anos e nunca haviam feito um treinamento básico. Por incrível que pareça, eles aprendem sim coisas novas e o mais importante: o método correto para utilizar as ferramentas disponíveis no software. Um recurso simples visto em um treinamento básico poderá lhe auxiliar em todo o processo de criação dos seus projetos.

Um abraço e até a próxima.

Leonardo Ferreira

Gerente Técnico

Quer testar os seus conhecimentos em SOLIDWORKS e descobrir se você é um Expert nas ferramentas básicas? Realize o seu teste aqui: https://goo.gl/6MwTJ3 

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais