Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Como codificar meu arquivos automaticamente?

Como codificar meu arquivos automaticamente?

28/02/2018 0 comentários

Deparo-me muitas vezes com clientes que possuem regras bem definidas para codificar os arquivos gerados pelo SOLIDWORKS, seja de peça, montagem ou desenho.
Essas regras variam muito para cada caso, mas geralmente concatenam-se conjuntos numéricos e alfabéticos para representar cliente, tipo de projeto/produto, o próprio sequencial do arquivo e outras diversas informações que são importantes para a empresa.
Aqui vai um exemplo típico com base em um cliente recente, só para ilustrar:

pdm-solidworks1

Agora, em um mundo onde cada vez mais tarefas menores – mas não menos importantes – acabam tomando tempo do projetista, quanto mais automatizado o processo de renomear arquivos com esses códigos, menos chances de erros, menos tempo perdido e maior confiabilidade toda a engenharia e outros departamentos envolvidos com um determinado projeto terão.

Uma das nossas soluções para isso é o SOLIDWORKS PDM, um software que tem como objetivo armazenar todos os dados relacionados a um produto ou projeto específico e que conta com a codificação de arquivos como uma de suas capacidades.
Primeiro: você deve saber que cada tipo de arquivo possui um cartão de dados. Esse cartão armazena as informações mais relevantes para aquele arquivo e serve como critério de pesquisa futuramente (por exemplo, se você deseja pesquisar um arquivo pelo nome do projetista, nome do projeto ou pelo seu código, ele estará lá) e para preencher automaticamente as legendas dos desenhos em 2D que possam existir eventualmente. Dá uma olhada nesse cartão para ilustrar, lembrando que ele é totalmente personalizável:

pdm-solidworks-gerenciar-arquivo

Bom, vamos ao foco deste artigo. Existe um campo no cartão acima chamado “Part Number”, onde exatamente nele os códigos devem ser colocados. Para que não seja inserida ali uma informação manual e controlada por uma simples planilha, sugere-se a utilização do recurso “Número de Série” do SOLIDWORKS PDM.

pdm-solidworks-gerenciar-arquivo2

Com esse recurso, podemos atribuir nomes automáticos a arquivos e pastas, para atribuir IDs exclusivas a itens ou adicionar valores consecutivos aos controles de cartão. Você pode configurar qualquer quantidade de números de série, com diversas combinações e personalizações.

Tenho certeza que isso é muito mais prático e confiável do que qualquer outro método manual e cada implantação é um novo desafio.

Quer saber mais sobre o PDM e outros casos sobre codificação de arquivos? Entre em contato com um de nossos consultores.

Um abraço e até a próxima.
Renan Chavasco

 

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais