Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Como Aperfeiçoar Componentes Mecânicos e Reduzir Custos de Fabricação

Como Aperfeiçoar Componentes Mecânicos e Reduzir Custos de Fabricação

04/07/2018 0 comentários

Por diversas vezes ouço meus clientes engenheiros e projetistas dizendo que não precisa de um software de simulação por suas peças ou projetos no geral serem muito resistentes e não terem problemas com eventuais falhas e/ou quebras.

A minha primeira sensação: alívio. Afinal é o que se espera de um projeto, que ele seja seguro o suficiente para funcionar conforme o previsto.

Em seguida eu logo penso na oportunidade de aperfeiçoar o projeto. Isso mesmo, melhorar aquilo que de certa forma já está bom. Com benefícios, é claro.

Dependendo do processo, podemos ter uma redução de custo ao fazer um corte na peça, diminuir espessura, modificar a geometria, enfim, utilizar menos material para manufatura da peça ou melhorar a performance do projeto no geral ao deixar os componentes mais leves.

Mas como um projetista pode fazer isso na base do “achismo”? Talvez se ele fizer alguns testes e protótipos ele consiga. Mas e o tempo e dinheiro investido na tarefa?
Inviável, certamente.

Para isso nós podemos contar com estudos topológicos das soluções de simulação que temos em nossa linha de produtos que tem como principal função sugerir a geometria ideal de um componente, mantendo um fator de segurança aceitável para o projeto e sendo economicamente viável, não deixando o projeto superdimensionado.

solidworks-componentes-mecanicos-e-reduzir-custos-de-fabricação

 

Imagina um software que, a partir da geometria inicial (imagem da esquerda), sugira ao projetista a geometria ideal para um determinado caso (imagem da direita) sendo ele totalmente integrado ao SOLIDWORKS, atualizando todas as alterações feitas de forma automática, até que se chegue ao resultado final.

Vamos conversar sobre o assunto. Entre em contato com um de nossos consultores.

Até a próxima,
Renan Chavasco – Técnico de Aplicações

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais