Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
As 3 perguntas mais comuns sobre simulação de produtos

As 3 perguntas mais comuns sobre simulação de produtos

15/02/2018 0 comentários

É fato que existem diversas dúvidas quando vamos iniciar um processo de simulação no nosso produto, o que causa um pouco de desconfiança sobre os resultados encontrados. Sabemos que há tempos atrás todos os cálculos de esforços eram realizados de forma analítica e encontramos diversos engenheiros que até hoje utilizam apenas esse método para validar seus projetos.

Vamos acabar de vez com esse paradigma. Podemos sim utilizar em conjunto, cálculos analíticos e softwares de elementos finitos, visando sempre a redução de tempo, custos, melhorar a eficiência, a confiabilidade dos produtos e acima de tudo inovar.

Estamos saindo de uma das maiores crises econômicas já vividas. Sem dúvida que agora é o momento de investir e pensando em redução de custos, a utilização de ferramentas de simulação é essencial. Para se ter uma ideia, segundo o Sebrae, o setor Metal-Mecânico até 2012 estava com o custo de produção controlado e sazonal. Durante os anos de 2013 e 2014 a indústria conseguiu manter 50% de seu custo, porém, observou-se que em 2015 houve um crescimento deste custo e desde então, os índices somente aumentaram. Este aumento realizado em 2015 se manterá de maneira vertiginosa até 2019, conforme a projeção realizada.

Pensando nesses dados, “reduzir os custos” é o ponto principal para esse tipo de indústria. Se você fabrica produtos de metal certamente está na constante busca de otimizar seus processos. Agora vamos pensar em ferramentas úteis para isso. O que existe no mercado que pode me auxiliar nessa árdua tarefa? De fato, existem diversas ferramentas e formas de reduzir os custos de uma empresa, mas nesse post vamos focar em simulações de elementos finitos. Quando falamos nisso, muitas pessoas ficam preocupadas pensando que existe a necessidade de ser um expert em Resistência dos Materiais, por exemplo, mas não se preocupe, abaixo estão três dúvidas triviais de engenheiros e projetistas:

Para que realmente serve uma análise de elementos finitos?

Como já disse anteriormente, a ideia é sempre inovar. As análises de elementos finitos garantem uma maior precisão e liberdade nas tomadas de decisões, além de reduzir custos com a redução de protótipos. Mas não se esqueça, uma análise de elementos finitos não auxilia apenas o projetista a entender se o produto vai suportar a um determinado esforço ou não. Ele auxilia também a otimizar um produto já consolidado no mercado.

Será que esse material ou essa geometria resistirão aos esforços aplicados?

Essa é uma dúvida constante, principalmente se estamos sem um software de simulação. A escolha de um material que tenha um baixo custo e que atenda as necessidades é primordial, bem como a geometria que está sendo desenvolvida para o produto em questão. É nesse momento que nos perguntamos, será que essa quantidade de parafusos é suficiente? Será que posso reduzir a espessura de uma chapa metálica, por exemplo? Utilize softwares de simulação que certamente você será mais assertivo em suas decisões!

Não sei como avaliar se minha análise está correta ou não.

A etapa do pós-processamento, sem dúvida é uma grande dificuldade para os engenheiros e projetistas. Vale salientar que uma análise de elementos finitos tem graus de precisão bastante elevados, porém isso depende dos dados que inserimos na ferramenta. Avaliar dados como Tensões encontradas, fator de segurança e deslocamentos são itens fundamentais para uma análise estática, por exemplo. Com treinamentos específicos você pode sim se tornar um expert em ferramentas de simulação.

O mercado está carente de profissionais nessa área. Pense bem nisso! É uma grande oportunidade de se especializar e se tornar um profissional de sucesso. Comece a pensar na implantação de um software de simulação na sua empresa. Nós da CADWorks podemos auxiliar você e sua empresa através de treinamentos e softwares integrados ao SOLIDWORKS CAD 3D. Entre em contato com a CADWorks ou acesse os links:

http://cadworks.com.br/produtos/solidworks-simulation/
http://cadworks.com.br/treinamentos/treinamento-solidworks-simulation/

Abraços,
Leonardo Ferreira

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais