Compartilhe

Últimas Publicações

Cadworks nas redes sociais:
Saiba como agilizar o posicionamento de peças no SOLIDWORKS

Saiba como agilizar o posicionamento de peças no SOLIDWORKS

11/03/2020 0 comentários

No blog desta semana, falaremos sobre um recurso do SOLIDWORKS que poderá te ajudar imensamente quando estiver trabalhando com montagens dentro do SOLIDWORKS, agilizando e facilitando o posicionamento de peças.

O recurso é chamado de Referência de Posicionamento. Com ele, podemos especificar entidades da peça para serem usadas como um posicionamento automático ao inserirmos a mesma em uma montagem. Por exemplo: uma face ser coincidente com outra, ou duas faces circulares serem concêntricas.

Quando você arrasta um componente com uma referência de posicionamento em uma montagem, o SOLIDWORKS tenta localizar outras combinações com o nome da referência de posicionamento e o tipo de posicionamento.

Porém, se o nome for igual, mas o tipo de posicionamento não coincidir, o software não adicionará o posicionamento. Algumas questões adicionais que podemos observar sobre as referências de posicionamento são:

Componentes

Você pode adicionar referências de posicionamento tanto em peças como em montagens. Em montagens é possível selecionar geometria da própria montagem ou geometria do componente. Um exemplo de geometria de montagem é um plano na montagem. Já em componentes, um exemplo de geometria é a face do mesmo.

Propagação de referência de posicionamento

Todas as referências de posicionamentos se propagam conforme ocorre a mudança de nível do componente ou submontagem. Por exemplo, ao inserir uma submontagem em uma montagem de nível mais alto, tanto as referências de posicionamento definidas nos componentes que compõem esta submontagem, como as definidas no nível superior da submontagem, ficam disponíveis para posicionamento automático.

Referências de posicionamento múltiplo

Um componente pode conter mais de uma referência de posicionamento. A pasta Referência de posicionamento na árvore de projeto do FeatureManager contém todas as referências de posicionamento.

Por exemplo, você pode ter um componente em uma montagem com duas referências de posicionamento: parafuso e arruela. Quando você arrasta um componente de fixação com uma referência de posicionamento chamada parafuso na montagem, os posicionamentos são adicionados entre as entidades com o mesmo nome de referência de posicionamento.

Entidades de posicionamento múltiplo

Cada referência de posicionamento pode conter até três entidades posicionadas: uma entidade de referência primária, secundária e terciária. Cada uma dessas entidades pode ter um tipo de posicionamento e alinhamento atribuído. Para que dois componentes sejam posicionados automaticamente, as referências de posicionamento precisam ter o mesmo:

• Nome;
• Número de entidades;
• Tipo de posicionamento para entidades correspondentes.

A seguir, você pode observar onde podemos localizar o recurso:

agilizar-posicionamento-pecas-solidworks

Espero que tenhamos te ajudado a entender um pouco mais sobre esse grande recurso que está disponível dentro do SOLIDWORKS para que, assim, você consiga criar os seus conjuntos de forma mais dinâmica.

Nos vemos nos próximos conteúdos!

 

expert solidworks

Comentários

0 Comentários

Veja Mais

Menu Fale com a CADWorks Buscar CADWorks nas Redes Sociais